Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

Organizados e apoiados pelo Instituto Terroá

|EVENTO| 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Entre uma história e outra, uma nova história

9/6/2019

O Instituto Terroá estará na 19º edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, de 9 a 16 de Junho. Organizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a 19ª edição da feira aborda o tema "Entre uma história e Outra, uma Nova História. Um Mundo Melhor para Todos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". O evento é aberto ao público com entrada gratuita.

 

Confira abaixo a programação oferecida pelo Instituto Terroá:

 

Roda de conversa: "Como eu, cidadão, posso contribuir com a agenda de sustentabilidade e os ODS?" - domingo dia 9, das 9h às 11h

Oficina "Como participar ativamente da política de forma a contribuir para a agenda de sustentabilidade?” – domingo, dia 9, das 14h às 16h

Oficina "Jovens pelo clima: ativismo, empreendedorismo e participação na política" - terça, dia 11, das 18h às 20h

Palestra “A floresta em pé: como fortalecer cadeias de valor da Amazônia?” – quarta, dia 12, 18h às 20h

Oficina "Educação: estratégias de formação para a sustentabilidade" - quinta, dia 13, das 9h às 11h

Oficina "Os caminhos para a sustentabilidade empresarial" - sábado, dia 15, das 9h às 11h

|EVENTO| II Conferência - Instituto Terroá

Diálogos Sustentáveis - Como localizar os ODS em nossas cidades na nova conjuntura nacional?

15/12/2018

Como localizar os ODS em nossas cidades na nova conjuntura nacional?

Na II Conferência Terroá – Diálogos Sustentáveis, academia, empresas e sociedade civil estarão reunidos para pensar sobre como parcerias intersetoriais podem fortalecer a busca pelos ODS na nova conjuntura.

A Agenda 2030 estabelece os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), coordenados pela ONU, que definem 17 objetivos globais e 169 metas, em diversas áreas, de forma transversal e multidisciplinar. Paralelo e completar à Agenda 2030, o Acordo de Paris tem como objetivo fortalecer a resposta global à ameaça das mudanças climáticas. Ele foi aprovado pelos 195 países participantes que se comprometeram em reduzir emissões de gases de efeito estufa e estabelece metas nacionais para tal redução – as contribuições nacionalmente determinadas (iNDCs). 

Recentemente, o presidente eleito Jair Bolsonaro declarou seu interesse em retirar o país do Acordo de Paris. Ameaçou unir os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, o que especialistas traduzem como um retrocesso imenso ao meio ambiente, depois voltou atrás. Adicional a isso, declarou que “vai acabar com toda forma de ativismo”, sendo que o ativismo socioambiental no mundo e no Brasil é historicamente responsável por diversos avanços no que diz respeito à ampliação da conservação ambiental e dos direitos humanos dos diferentes povos. 

Nos EUA, mesmo com a definição pelo presidente Trump da saída do Acordo de Paris, alguns governadores e prefeitos mantiveram seu compromisso com o Acordo e com a Agenda 2030. Como garantir que nossas cidades tenham a mesma maturidade? Como influir nas políticas públicas nacionais, estaduais e municipais para garantir o mínimo retrocesso possível? 

E, para além das políticas públicas, como continuar construindo exemplos de experiências bem-sucedidas para atingir impactos socioambientais positivos, em parcerias intersetoriais entre sociedade civil e empresas?

Com essas reflexões em mente, os participantes do evento passarão por diálogos participativos, com abordagens que facilitem as trocas, para que possam refletir sobre estratégias individuais e coletivas de atuação. 

Cronograma:
08h30 – 09h30 - Café sustentável
09h30 – 10h30 - Aquário – Análise de conjuntura
10h30 – 11h30 – Worldcafé - Como localizar os ODS em nossas cidades na nova conjuntura nacional? 
11h30 – 12h – Análises finais e encerramento

|CURSO| Introdutório de Comunicação Não-Violenta - Básico

7/12/2016

[Turma 3] Curso de Comunicação Não-violenta com o facilitador Sven Fröhlich-Archangelo nos dias 07, 08, 14 e 15 de dezembro que nos permite construir uma relação de confiança através de uma linguagem que aumenta a disposição de cooperar e apoiar um ao outro. O curso é coordenado pelo Recanto Bossa Nova e conta com o apoio do Instituto Terroá.

|ENCONTRO| Dia de vivências para o SENAC

Facilitação de dinâmicas para educadores do SENAC (Ribeirão Preto)

14/10/2016

Evento organizado pela equipe do Recanto Bossa Nova e do Senac para celebrar o "Dia dos Professores" com todos os funcionários do Senac da unidade de Ribeirão Preto. Foi realizado um conjunto de atividades simultâneas que trabalharam temáticas como liderança, sustentabilidade, atividades corporais, educação ambiental, comunicação não-violenta entre outras. O Instituto Terroá foi uma instituições que facilitou algumas dinâmicas e conversas com os educadores do SENAC, em conjunto com outras organizações, como o Instituto Esfera, a Flor e Ser e o projeto Amor muda Humor.

|CURSO| Programa Jovens Transformadores para a Sustentabilidade

Sertãozinho (SP)

10/10/2016

O Programa Jovens Transformadores para a Sustentabilidade, aconteceu de 10 a 24 de outubro no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU “Eurídes Ferraz de Teixeira”, para jovens do município de Sertãozinho (SP). O curso foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Casa da Juventude) de Sertãozinho, em parceria com o Instituto Terroá e a Travain Serviços de Treinamento Ltda, no desenvolvimento do trabalho técnico socioambiental da obra de macrodrenagem do Município (PAC II), com apoio da CAIXA. Foram realizadas 3 oficinas para cada uma das 3 turmas participantes do projeto, contando no total com 74 jovens de 13 a 17 anos de diferentes comunidades (como a Vila Áurea e Vila Garcia) e escolas públicas do município

|PALESTRA| Perspectivas da Sustentabilidade no Brasil

GDTB - Universidade de Hamburgo (Alemanha)

24/10/2016

No dia 24/10 nosso Coordenador de Projetos Eduardo Gresse apresentou o Instituto Terroá e participou do debate "Perspectivas de Sustentabilidade no Brasil" juntamente à designer e professora universitária Lia Krucken e do consultor em sustentabilidade Peter Moll. O evento foi organizado pelo Grupo de Discussão sobre Temas Brasileiros (GDTB), coletivo atrelado à Universidade de Hamburgo, e contou com a presença de estudantes da universidade e de membros da comunidade brasileira em Hamburgo. Nos sentimos honrados pelo convite e a oportunidade de compartilharmos nossas experiências e desafios.

|PALESTRA| Nova Economia: criativa, colaborativa e solidária.

Seminário sobre Marketing Social

3/10/2016

O Coordenador de Projetos Daniel Bellissimo palestrou essa semana em um evento sobre Marketing Social, no Centro Universitário Barão de Mauá. Sua palestra foi sobre Nova Economia: as tendências do empreendedorismo social e das economias criativa, colaborativa e solidária.

|CURSO| I Curso Livre de Economia Solidária

20/9/2016

O Instituto Terroá, como membro do Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto (SP), apoia a realização do I Curso Livre de Economia Solidária, organizado pela ONG Vivacidade.

|PALESTRA| Semana de Administração e Engenharia de Biossistemas

UNESP - Tupã

20/9/2016

O Coordenador de Projetos, Daniel Belíssimo, esteve em Tupã - SP dando uma palestra sobre "Carreira na Nova Economia", na Semana de Administração e Engenharia de Biossistemas, da UNESP. O objetivo da palestra foi apresentar tendências que indicam uma nova economia - economia colaborativa, solidária e criativa, e relacionar com a construção de carreira para jovens universitários.

|PALESTRA| Mesa Redonda: Educação, Cultura, Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas

13/9/2016

O evento foi organizado numa parceria entre os Cursos de Direito e Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Moura Lacerda. Os diálogos foram extremamente interessantes e, em geral, apontaram para a necessidade de maior educação política para nossa população. Os participantes da mesa concordaram também sobre a importância de ocuparmos os espaços de participação social e de governantes que saibam de fato dialogar com a sociedade civil na construção de políticas públicas.

|PALESTRA| Terroá & UNICEF Hamburgo

16/8/2016

A convite da UNICEF Hamburgo, na Alemanha, no dia 16.08, o Coordenador de Projetos Eduardo Gresse apresentou o trabalho do Instituto Terroá no evento "Die LUPE", onde projetos sociais do mundo todo são apresentados e experiências são trocadas com os participantes. 
 

|PALESTRA| A importância da avaliação do impacto socioambiental

17/8/2016

O objetivo do evento é ampliar os diálogos sobre a avaliação de impacto socioambiental em projetos coordenados pela sociedade civil, setor empresarial ou governamental.

|OFICINA| ODS & Negócios de Impacto

Festival Soul Business

6/8/2016

Evento com o objetivo de inspirar negócios que venham da alma, ou seja, conectados com os propósitos de cada pessoa.

O Instituto Terroá conduziu uma oficina com o objetivo de apresentar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e criar espaço para que grupos se unissem para a criação de negócios socioambientais que contribuíssem com tais objetivos. O Festival Soul Business foi realizado no Recanto Bossa Nova, sede do Terroá, em RIbeirão Preto (SP).

|EVENTO| Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis - Ribeirão Preto (SP)

3/8/2016

Lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) ocorreu em Ribeirão Preto, dia 03 de agosto, quarta-feira, às 20 horas, no Sesc, à Rua Tibiricá, 50, Centro. O evento foi organizado pelo Movimento Ribeirão Sustentável - grupo multidisciplinar aberto, com pessoas e instituições da sociedade civil. A organização tem parceria com a Rede Nossa São Paulo que idealizou o PCS e é coordenada por Oded Grajew. A instituição será representada neste evento pelo assessor Américo Sampaio.

|CURSO| Abra Políticadabra

Educação Política Criativa e Humanizada

25/7/2016

O curso ocorreu de 25 a 27 de julho, em Ribeirão Preto (SP), na sede do Instituto Terroá.

A proposta contempla não apenas conteúdos conceituais sobre o sistema político brasileiro e as principais formas de participação social, mas também desenvolve na prática, habilidades de comunicação não violenta, resolução de conflitos, trabalho em equipe, ética e valores humanos. Além disso, provoca os jovens à buscarem soluções reais e efetivas para a resolução de problemas locais.

|PALESTRA| Participação Social e Transparência Pública

Evento: Água e Cidadania - vamos conversar sobre nosso município?

2/6/2016

O Consórcio PCJ e a Petrobrás/Replan, com o apoio da Iandé – Educação e Sustentabilidade e dos Comitês PCJ, promoveram quatro encontros entre os meses de abril e junho de 2016 para dialogar sobre os principais aspectos (políticos, sociais, ambientais e econômicos) envolvidos na construção e execução de políticas municipais relacionadas aos

recursos hídricos. O Instituto Terroá participou do encerramento do evento com a palestra "Participação Social e Transparência Pública", ministrada pelo Coordenador de Projetos Luís Fernando Iozzi.

|PALESTRA| Desenvolvimento para quem?

Um diálogo sobre perspectivas do desenvolvimento e as populações em situação de vulnerabilidade social

15/6/2016

O evento foi organizado em parceria pelo Instituto Terroá e pela FUNAP, com a finalidade de dialogar sobre as visões existentes sobre o desenvolvimento, desde as tradicionais baseadas no crescimento econômico, até perspectivas mais atuais como o desenvolvimento humano, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento local, desenvolvimento territorial, desenvolvimento subjetivo, entre outras. O convidado especial Fernando Moraes, ativista social e humanista.

|EVENTO| Entre Olhares

Um experimento de conexão humana

7/5/2016

O Instituto Terroá, Recanto Bossa Nova e Sven Frohlich trouxeram à Ribeirão Preto o movimento "the eye contact Experimento" que iniciou com o “ The World Biggest Eye Contact Event” em 2015, um evento mundial organizado pela The Liberators International. Durante o evento, diferentes pessoas compartilharam um minuto de contato olho no olho com outras pessoas no local. A experiência foi incrível e emocionante.

|FACILITAÇÃO| Roda de Conversa sobre Sustentabilidade

Adicione mais informações sobre este item..

14/4/2016

Facilitação de uma Roda de Conversa, do Instituto Comviver, com o tema “Sustentabilidade: como fazer acontecer em nosso cotidiano?”.

|PALESTRA| Como criar cidades mais sustentáveis?

Um debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Segurança Humana

23/2/2016

Com a participação do pesquisador e co-fundador do Instituto Terroá, Eduardo Gresse, e a Prof. Dra. Adriana Caldana, da USP Ribeirão Preto, o evento abordou conteúdos referentes aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e à agenda internacional de segurança humana.

|OFICINA| Os ODS e o Empreendedorismo

Como criar projetos empreendedores para atingir as metas para a sustentabilidade da Agenda 2030

22/2/2016

Foi realizada a oficina “Os ODS e o Empreendedorismo: como criar projetos empreendedores para atingir as metas para a sustentabilidade da Agenda 2030”, no dia 22 de fevereiro de 2016, na USP – Ribeirão Preto. Daniel Belíssimo, co-fundador do Instituto Terroá, foi quem ministrou a oficina.

Please reload