Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

ESCOLA DE CIDADANIA CRIATIVA

Uma Escola (local e itinerante) que visa contribuir para o desenvolvimento de líderes cidadãos capazes de construir soluções coletivas e de influenciar políticas públicas de maneira criativa e humanizada.

 

O objetivo é contribuir para o empoderamento de pessoas e gerar protagonismo cidadão, já que grande parte das transformações sociais passam pelo âmbito das políticas públicas. Assim, apoiamos grupos e indivíduos a se tornarem parte ativa das decisões públicas.

 

Incentivamos a criatividade para co-criarmos estratégias para que cidadãos se organizem para participar e influenciar decisões públicas. Buscamos uma abordagem humanizada, sendo necessário adquirirmos habilidades para construir um bom diálogo, se relacionar em grupo, saber ouvir e se posicionar, se comunicar de forma não violenta.

NOSSA ATUAÇÃO:

Cursos e oficinas locais e itinerantes para a formação de líderes cidadãos

  • Cursos e oficinas locais e itinerantes para a formação de líderes cidadãos

  • Método de educação política criativa e humanizada

  • Soluções para o engajamento e a participação social e comunitária

  • Diagnósticos e mapeamentos de engajamento e participação social

  • Aplicação de jogos e ferramentas colaborativas para a educação política

  • Criação coletiva de ideias para a solução de problemas locais

  • Aplicação de ferramentas tecnológicas para o controle social

  • Apoio a gestão pública para a transparência e a participação social

 

CONHEÇA TAMBÉM:

QUER PARTICIPAR?

 

Clique aqui e deixe sua mensagem falando sobre seu interesse no Abra Políticadabra e se vislumbra alguma oportunidade para levarmos o curso para sua cidade ou organização. 

O CURSO

Coordenado pela Escola de Cidadania Criativa, um dos programas do Terroá, o curso contempla não apenas conteúdos conceituais sobre o sistema político brasileiro e as principais formas de participação social, mas também desenvolve na prática, habilidades de comunicação não violenta, resolução de conflitos, trabalho em equipe, ética e valores humanos. Além disso, provoca os jovens à buscarem soluções reais e efetivas para a resolução de problemas locais.

Objetivo

Fomentar a educação política de jovens por meio do desenvolvimento de conhecimentos conceituais e habilidades socioemocionais e da apresentação de ferramentas cívicas que contribuam com a transformação social e com a mudança da política brasileira. 

 

Público-alvo

Jovens ou demais cidadãos interessados.

Duração

Os conteúdos podem ser trabalhados tanto em oficinas de 3 horas, quanto num curso estendido de participação social de 40 horas. 

Conteúdo

O curso aborda conteúdos conceituais, como: o funcionamento do sistema político brasileiro, os espaços de participação social, o orçamento público, as ferramentas e canais de transparência pública, e as principais formas de influenciar e participar de políticas públicas. Além disso, serão trabalhadas habilidades de comunicação não violenta, de resolução de conflitos, de trabalho em equipe, de ética e de valores humanos. E o melhor: com os jovens colocando a mão na massa para elaborar projetos e aplicar soluções para problemas reais em seus entornos

Parceria com a ONU-HABITAT

O Instituto Terroá, a partir de junho, tornou-se membro associado da World Urban Campaign, fomentada pela ONU Habitat e estruturada com intensa participação de indivíduos e de mais de 130 organizações da sociedade civil no mundo todo. O Terroá trabalhará para promover a campanha #‎TheCityWeNeed (A cidade que precisamos) e um dos projetos firmados, no âmbito dessa parceria, foi o Abra Políticadabra!

O PROJETO ABRA POLÍTICADABRA

 

É um modelo inovador de Educação Política Criativa e Humanizada que pretende se espalhar por todo o país. Apartidário e inspirado pela pedagogia ECG (Educação para a Cidadania Global - UNESCO), o Abra Políticadabra vai além do desenvolvimento de conhecimentos conceituais sobre o sistema político brasileiro. Busca-se a construção de valores, de habilidades socioemocionais e atitudes necessárias para que os participantes busquem seu próprio empoderamento e promovam impactos positivos em seus entornos.

Mostrar Mais

CONFIRA AQUI TUDO O QUE ROLOU NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO ABRA POLÍTICADABRA!