Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Como Criar Cidades Mais Sustentáveis 

Um Debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a agenda de Segurança Humana

Com Eduardo Gresse e Adriana Caldana

QUANDO: 23 de Fevereiro de 2016 às 18h

ONDE: FEA-RP (Anfiteatro)

Programação:

 

  • 18h - Apresentação da temática                                       

        Instituto Terroá

  • 18h15 - Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    Prof. Dr. Adriana Caldana (FEA/USP Ribeirão Preto)

  • 18h50 - A agenda de Segurança Humana
    Eduardo Gresse (Universidade de Hamburgo, Alemanha e Instituto Terroá)

  • 19h30 - Debate com os participantes

  • 20h - Lançamento da Rede para o Programa Cidades Sustentáveis em Ribeirão Preto

O evento

 

A ONU lançou, em dezembro de 2015, um relatório intitulado “O caminho para a dignidade até 2030: acabando com a pobreza, transformando todas as vidas e protegendo o planeta”, que formaliza os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com 17 objetivos e 169 metas que devem servir como base para agentes públicos, organizações da sociedade civil e empresas em busca da sustentabilidade até 2030.

 

Uma das abordagens para atingir os objetivos e metas dos ODS é a agenda de Segurança Humana, desenvolvida pela ONU com o objetivo de embasar e promover de forma inovadora, holística e contextual a segurança e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades em diversos contextos socioculturais.

 

O evento em questão terá apresentações referentes aos ODS e à agenda de segurança humana e, posteriormente, será aberto um espaço de discussões sobre como podemos utilizar tais referenciais para criar uma Ribeirão Preto mais sustentável.

 

Além disso, o evento lançará as bases de uma rede democrática e horizontal de organizações e indivíduos com o objetivo de trazer o Programa Cidades Sustentáveis para Ribeirão Preto, articulada inicialmente pelo Instituto Terroá, associação recém-estruturada na cidade. O evento é também co-organizado pelo Escritório de Sustentabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), signatária dos Princípios para a Educação em Gestão Responsável, PRME, da ONU.

Eduardo Gresse

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formado em relações internacionais, mestre em ciência política e atualmente doutorando em ciência política com foco em governança global, é um dos fundadores do Instituto Terroá e coordenador do Observatório de Segurança Humana, centro de estudos atrelado aos programas de desenvolvimento social e comunitário do instituto que buscará construir pontes entre os universos acadêmico, político e a sociedade civil. 

 

 

PALESTRANTES

 

 

 

 

 

Adriana Caldana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é docente da FEARP-USP, na área de Recursos Humanos. Em sua experiência docente já atuou em cursos de graduação e pós-graduação da FUNDACE-USP, FAAP, UNICOC, FIPE, entre outros. Como consultora já atendeu diversas organizações em programas de treinamento, processos seletivos, diagnóstico e desenvolvimento organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com pesquisas ligadas aos Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e sustentabilidade, voluntariado, terceiro setor, abordagem sistêmica, subjetividade e trabalho, responsabilidade social corporativa e indicadores de sustentabilidade.

Investimento:

 

Gratuito!

Para mais informações, escreva para: institutoterroa@gmail.com ou reserve sua vaga clicando no botão abaixo:

 

Será enviado um email no dia do evento contendo mais informações.