O Programa Jovens Transformadores (PJT), idealizado e realizado pelo Instituto Terroá, inicia novo projeto junto a juventude venezuelana e brasileira nas cidades de Manaus (AM), São Paulo (SP) e Brasília (DF). O projeto é financiado pelo JuntosEsMejor Challenge – uma iniciativa promovida pela USAID e pelo BID.

O Programa Jovens Transformadores, assumiu uma nova missão ao ser contemplado no JuntosEsMejor Challenge (USAID e BID): reunir jovens migrantes venezuelanos e jovens brasileiros em um processo formativo com turmas em três cidades brasileiras: Manaus (AM), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Com duração de 10 meses, este novo projeto do Programa Jovens Transformadores (PJT) reunirá 90 jovens venezuelanas e brasileiras, com idades entre 18 e 30 anos, em turmas divididas nas três cidades. A troca de experiências deve agregar conhecimentos, vivências, estratégias e habilidades diversas aos participantes.

 

O PJT já atendeu mais de 200 jovens pelo Brasil, e tem como objetivo cocriar caminhos para o intercâmbio cultural, a inserção empreendedora e cidadã das juventudes. O projeto também visa formar os jovens para o empreendedorismo social, trabalho em equipe, competências socioemocionais, sustentabilidade e engajamento cívico, que os capacitem a exercer melhor a cidadania, a ser agentes de transformações e a alcançar maior qualidade de vida.

 

No mês de outubro, o projeto inicia a etapa de inscrição e busca de jovens para compor as turmas nos territórios, sendo que os jovens brasileiros passarão por um processo seletivo e os interessados devem preencher a ficha inscrição no formulário Instituto Terroá (www.institutoterroa.org). Já os jovens venezuelanos passarão por um processo de busca ativa, com o objetivo de escolher agentes multiplicadores nos territórios de migração.

Em paralelo, o Instituto Terroá também promove a articulação com governos, organizações da sociedade civil e empresas que desejam apoiar e firmar parcerias para a formação dessas juventudes e/ou fomentar os projetos dentro do Programa Jovens Transformadores, visto que a instituição entende a educação como um processo coletivo e construído a muitas mãos.

O Instituto Terroá busca empresas que queriam formar parcerias para o Programa Jovens Transformadores, pensando na empregabilidade e formação das juventudes. Para mais informações acesse nosso site www.institutoterroa.org ou envie um e-mail para contato@institutoterroa.org.

 

JuntosEsMejor Challenge – USAID e BID

O JuntosEsMejor Challenge, no qual o Instituto Terroá foi um dos contemplados, é uma iniciativa global para identificar, financiar e dimensionar soluções inovadoras de qualquer lugar do mundo, a fim de melhorar a vida dos venezuelanos e das comunidades receptoras em toda a América Latina e Caribe. JuntosEsMejor é uma associação promovida pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Compartilhar: