Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Instituto Terroá debate Responsabilidade Socioambiental Corporativa na série “Encontros de Desenvolvimento”

June 30, 2017

Na última terça-feira, dia 27 de junho, o Instituto Terroá promoveu mais uma edição dos “Encontros de Desenvolvimento” no Recanto Bossa Nova. O encontro dedicou-se ao tema da Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) e foi conduzido pela convidada Nayele Macini, doutoranda em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/ USP), e por Daniel Belíssimo, coordenador de projetos e facilitador do Instituto Terroá.

 

Em um primeiro momento do encontro, os palestrantes traçaram um panorama histórico acerca do desenvolvimento das temáticas ambiental e de sustentabilidade. Foram destacadas a relevância de grandes conferências sobre o tema realizadas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e a repercussão midiática de sucessivos desastres ambientais até que diferentes segmentos da sociedade – como governos, ONGs, a comunidade científica e a população em geral – passasse a se conscientizar sobre o tema. Segundo os palestrantes, a progressiva conscientização atingiu, a partir da década de 1980, as práticas e procedimentos adotados pelo setor privado, levando à criação de programas de Responsabilidade Socioambiental Corporativa.

A preocupação de diversas empresas com os impactos social e ambiental de suas atividades sobre os stakeholders com os quais estas interagem – tais como seus funcionários, sócios, consumidores, fornecedores, entidades governamentais e sobre a própria natureza – foi gradualmente internalizada às práticas e procedimentos corporativos. Em virtude disso, a busca pela sustentabilidade converteu-se em estratégia para que se possam maximizar a eficiência, o retorno e a perenidade dessas organizações.

 

Ao longo do encontro, discutiu-se também o papel do Terroá na facilitação de programas de Responsabilidade Socioambiental Corporativa e na busca pela realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) através das atividades do Instituto. Na segunda parte do evento, o diálogo valeu-se do método “World Café” e buscou-se aplicar diretrizes da Educação para a Cidadania Global (ECG) para a construção coletiva sobre a Responsabilidade Socioambiental Corporativa. Apontaram-se ameaças e dificuldades para a sua implementação, bem como as principais características de um bom programa de RSC e o papel das ONGs em auxiliar o setor privado na aplicação de tais programas.

 

Encontros de Desenvolvimento

 

Com o intuito de compartilhar conhecimentos sobre a temática do desenvolvimento humano, territorial e sustentável, o Instituto Terroá e o Recanto Bossa Nova promovem mensalmente os “Encontros de Desenvolvimento”. Realizados na primeira terça-feira de cada mês, os encontros intercalam palestras, práticas, diálogos e reflexões entre membros do Instituto e convidados, com o objetivo de subsidiar a formação da equipe das organizações presentes para a atuação nos campos do desenvolvimento humano, territorial e sustentável.

 

A série de Encontros de Desenvolvimento teve início em novembro de 2016, com as temáticas da Educação Transformadora e do método da Educação para a Cidadania Global (ECG), proposto pela UNESCO. Entre outros assuntos, os encontros realizados nesta primeira metade do ano fomentaram a discussão sobre temas como a Sustentabilidade em Ribeirão Preto, as contribuições de correntes econômicas heterodoxas como a “Nova Sociologia Econômica” e a “Economia Ecológica”, bem como os desafios de gestão e governança de unidades de conservação urbanas.

Please reload