Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Instituto Terroá participa da conferência internacional “Da Comissão Brandt à Agenda 2030” em Berlim

September 10, 2017

 

 O Instituto Terroá esteve presente, no último dia 31 de agosto, na conferência internacional “Da Comissão Brandt à Agenda 2030 – 40 anos de esforços comuns por um mundo pacífico, justo e sustentável”. Realizada na Academia de Ciências e Humanidades de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, a conferência contou com a presença da ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland e do atual Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Sigmar Gabriel, entre outros representantes de organizações governamentais, da sociedade civil, das Nações Unidas e do Fórum Econômico Mundial.

 

Organizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o evento celebrou os quarenta anos da “Comissão Independente para Assuntos de Desenvolvimento Internacional”, estabelecida em setembro de 1977 sob a chefia do ex-chanceler alemão Willy Brandt. Também conhecida como “Comissão Brandt”, a iniciativa foi pioneira para a discussão global sobre desenvolvimento sustentável e lançou as bases para o diálogo norte-sul sobre temas como desarmamento, migração, pobreza, comércio internacional e meio ambiente. Além disso, o trabalho da comissão foi fundamental para a evolução de uma agenda global para o desenvolvimento sustentável, culminando em iniciativas e convenções hoje existentes como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre mudança climática.

 

O evento em Berlim dividiu-se em três painéis que abordaram temas como o legado da Comissão Brandt, os desafios por uma globalização mais justa e inclusiva e o papel das cidades como vetores da sustentabilidade, da inovação e do desenvolvimento. O destaque da programação foi a participação da ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, que esteve à frente da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento das Nações Unidas (Comissão Brundtland) ao longo da década de 1980 e é reconhecida mundialmente como pioneira nos esforços globais pelo desenvolvimento sustentável.

 

Em seguida à conclusão do terceiro e último painel da conferência, os participantes foram convidados a integrar a Galeria de Ideias, uma sessão organizada pelos think tanks Global Diplomacy Lab e Polis 180, na qual jovens de diferentes países puderam apresentar as suas iniciativas para o desenvolvimento sustentável. Fernando Mattos e Eduardo Gresse, colaboradores do Terroá, representaram o Instituto durante a sessão e apresentaram as linhas de atuação, os projetos e cursos realizados no Brasil.

 

O espaço também possibilitou o contato e o intercâmbio de ideias com os demais expositores e com participantes da conferência que se interessaram pela iniciativa. Para Fernando Mattos, a oportunidade de apresentar as atividades do Terroá no contexto da conferência em Berlim foi única: “Foi um privilégio representar o trabalho do Terroá em um evento que reuniu tantas pessoas importantes. Apresentamos o Instituto, trocamos experiências com representantes de organizações de vários países e tivemos um retorno muito positivo. Em especial, foi muito interessante poder falar sobre o Terroá e o Programa Jovens Transformadores com representantes do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, diretores de outros órgãos governamentais e também com pesquisadores de excelência na área de sustentabilidade. Isso mostra que a participação no evento foi uma ótima oportunidade e pode render muitos frutos”.

 

Acesse aqui o material sobre o Instituto Terroá utilizado na apresentação em Berlim (em inglês). 
 

 

 

 

 


 

Please reload