Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Terroá inaugura projeto de desenvolvimento territorial e economia solidária em conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida

September 14, 2017

 

No último dia 2 de setembro, celebramos o início de um novo projeto no condomínio Minha Casa Minha Vida Geraldo Honório em Sertãozinho, São Paulo. O projeto tem como objetivo facilitar ações que promovam o desenvolvimento territorial do conjunto habitacional e será desenvolvido até fevereiro de 2018. O principal foco do projeto é a aplicação de estratégias de economia solidária para gerar oportunidades de trabalho, fomentar a ampliação de renda e promover a cidadania das famílias envolvidas.

 

A parceria do Terroá para a realização deste projeto é com a Travain, empresa vencedora da licitação para a condução do trabalho técnico-social no condomínio. Por intermédio da Caixa, o Ministério das Cidades repassou uma porcentagem do recurso investido na construção do condomínio para o município, o qual realizou a licitação e agora acompanha e dá suporte aos trabalhos da empresa.

 

O evento teve como objetivo mobilizar a comunidade para as ações que serão desenvolvidas em conjunto com os moradores. Entre as atrações que ocorreram no evento estão shows de hip hop, danças de break, MPB, roda de economia solidária e mapeamento territorial. Grande parte dos artistas possui forte relação com o condomínio, sendo moradores ou educadores que desenvolvem alguma atividade no Geraldo Honório.

 

Durante as quase cinco horas de evento, em torno de 100 pessoas passaram pelas atividades e colaboraram com seus sonhos, desejos e com a energia para celebrar o início desse importante projeto e a construção de seus próximos passos.

 

Segundo Anselmo Sígoli, coordenador do projeto, atividades culturais abrem espaço para interações, reflexões e diálogos sobre assuntos muito sérios, e o melhor de tudo, com festa. O evento foi marcado pela colaboração, desde a organização até o encerramento, evidenciando que, além de talentos locais, a comunidade tem uma ótima capacidade para cooperar.

 

Anteriormente ao evento de lançamento, também foram realizadas atividades de diagnóstico territorial para o planejamento de ações futuras de mobilização por meio de ações recreativas e esportivas com os jovens, bem como de conversas com lideranças e pessoas que trabalham na comunidade.

 

Os próximos passos serão a realização de cursos de educação cidadã e desenvolvimento profissional para jovens, assim como a construção coletiva de ações de engajamento e cooperação entre os adultos, para que sejam trabalhadas as suas demandas econômicas e sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload