Novas Ações no Projeto Minha Casa Minha Vida Geraldo Honório em Sertãozinho

October 18, 2017

E as atividades do projeto técnico-social no condomínio Minha Casa Minha Vida Geraldo Honório em Sertãozinho (São Paulo) estão a todo vapor! Neste projeto, o Instituto Terroá, em parceria com a empresa Travain, busca facilitar ações que promovam o desenvolvimento territorial do conjunto habitacional, através da aplicação de estratégias voltadas à economia solidária, à geração de oportunidades de trabalho, à ampliação de renda e à promoção da cidadania das famílias envolvidas.

 

O evento de inauguração do projeto deu início ao diagnóstico participativo da comunidade, sendo possível identificar os desejos coletivos e individuais e as relações entre a comunidade e o território físico. Segundo os organizadores, o evento atendeu as expectativas de mobilizar, mapear e iniciar novas ações .

 

Após a etapa de diagnósticos, mobilização e identificação das potencialidades e fragilidades da comunidade, iniciamos três linhas de projetos. Para os adultos, começamos a formação de um grupo de trabalho de cooperação voltado às atividades de artesanato, previamente identificadas como um desejo dos moradores. Dentre as atividades, o Instituto Terroá atuou como facilitador de uma oficina de planejamento, a qual contou com a participação de 10 moradores. A oficina teve como objetivo identificar, de forma interativa, a missão, os valores e a visão do grupo de trabalho.

 

 

Para o grupo de jovens, deu-se início aos cursos de Escolha e Desenvolvimento Profissional. O método utilizado envolve algumas etapas, tais como: autoconhecimento, reflexões sobre o tema, pesquisa e ação. A intenção é que os próprios jovens obtenham as respostas para seus questionamentos, e a equipe do Terroá irá auxiliar e facilitar o desenvolvimento dos encontros.

 

 

Por fim, como resultado do diagnóstico participativo, também foi identificado o desejo de revitalização e melhoria das infraestruturas do condomínio pela comunidade. Nesse contexto, o Instituto Terroá e a Travain estão planejando como primeira ação junto aos moradores a construção de uma horta comunitária agroecológica, com o objetivo de transformar espaços inutilizados do condomínio em produção de hortaliças e ervas medicinais para consumo próprio dos moradores. Em breve comunicaremos mais informações sobre o desenvolvimento deste projeto!

 

 

Please reload