Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Instituto Terroá e organizações parceiras oferecem Curso de Economia Solidária

March 13, 2018

A partir do dia 19 de março, o Instituto Terroá e outras cinco organizações parceiras oferecerão o Curso de Formação em Economia Solidária em Ribeirão Preto. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto de organizações que, assim como o Terroá, fazem parte do Eixo Formativo do Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto, que se dedica à articulação, à formação e ao fortalecimento de atores que trabalhem com empreendimentos e eventos solidários no município e região.

 

Tanto a criação do Fórum de Economia Solidária, em 2014, quanto o oferecimento do Curso de Formação nas próximas semanas tiveram origem em demandas da sociedade civil. Organizações não governamentais, conselhos profissionais de áreas como Serviço Social e Psicologia, representantes do poder público local e uma incubadora tecnológica de empreendimentos solidários ligada à Universidade de São Paulo (USP), a Co-Labora, constataram o envolvimento de diversos atores do município e da região com iniciativas baseadas nos princípios e objetivos da economia solidária, sem que estes, no entanto, estivessem plenamente conscientes do histórico, das particularidades e das potencialidades desse tipo de empreendimento.

 

Desde então, a troca de experiências, a aprendizagem conjunta e o crescimento coletivo proporcionados pelo Fórum de Economia Solidária têm sido fundamentais para preencher essa lacuna e fortalecer indivíduos e organizações dedicados a empreendimentos solidários. O Curso de Formação em Economia Solidária foi idealizado como mais um esforço nesse sentido: o seu objetivo é trazer ao público interessado conhecimentos sobre o histórico, as práticas e os princípios da economia solidária, discutir técnicas de autogestão eficientes, produtivas e sustentáveis, bem como formar pessoas capazes de tornar realidade uma proposta alternativa de geração de trabalho e renda para comunidades. A atividade destina-se também a entidades de apoio e fomento interessadas que possam atuar como multiplicadores nas suas respectivas áreas de trabalho.  

 

O curso será realizado semanalmente às segundas-feiras das 19h às 21h e terá cinco eixos temáticos, definidos durante a construção colaborativa do conteúdo realizada no dia 5 de março: 1) fundamentos de Economia Solidária; 2) gestão de empreendimentos solidários; 3) finanças solidárias; 4) desenvolvimento territorial; e 5) legislação. As inscrições estão abertas até o dia 13 de março neste endereço.  

Please reload