Fale conosco

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

I Fórum de Economia Solidária é realizado em Sertãozinho-SP

July 23, 2018

Ocorrido no dia 18 de julho, o evento discutiu como a economia solidária pode alavancar o desenvolvimento sustentável de Sertãozinho.

 

Em meio à crise econômica e ao desemprego, a economia solidária aparece como alternativa para se criarem novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, de uma maneira sustentável, solidária e colaborativa. Essa foi a pauta do I Fórum de Economia Solidária de Sertãozinho, realizado no plenário da Câmara Municipal de Sertãozinho no dia 18 de julho. O evento simbolizou a finalização do projeto de desenvolvimento territorial com estratégias de economia solidária realizado, desde o ano passado, pelo Terroá em parceria com a Travain, no âmbito do seu Trabalho Técnico Social.

 

A vereadora Glaucia Berenice, da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, relatou a experiência do município vizinho com quase quatro anos de Fórum, duas leis municipais de fomento à economia solidária aprovadas, uma Feira de Economia Solidária sendo realizada a pleno vapor e diversos empreendimentos pulsantes. Além disso, Daniel Bellissimo, economista, coordenador executivo da Co-Labora ITES (Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários) e diretor institucional do Instituto Terroá, apresentou um pouco mais sobre o que é economia solidária, como ela surge, qual é o seu histórico no Brasil, seus princípios e as possibilidades que ela traz para o desenvolvimento sustentável de nossas comunidades.

 

Thaís Travain, representante legal da empresa Travain, que executa o Trabalho Técnico Social no condomínio Geraldo Honório Garcia, no Jardim Santa Rosa II, trouxe um depoimento de como as estratégias de economia solidária têm contribuído com o desenvolvimento daquela comunidade de Sertãozinho. Thaís discutiu também os desafios que a feira ainda encontra e a importância que teria um apoio da prefeitura a uma iniciativa tão nobre de fo rtalecimento da cultura e de geração de renda dentro de uma comunidade em vulnerabilidade.

 

Estiveram presentes no evento membros do Executivo municipal, especialmente o vice-prefeito Nilton César Teixeira e o secretário de desenvolvimento econômico Paulo Gallo, que trouxeram contribuições ligadas à conjuntura da economia em Sertãozinho e esclarecimentos sobre as iniciativas de sua gestão. Além disso, ambos assumiram o compromisso de receber William Domingos, presidente da Associação Amigos Solidários de Sertãozinho, junto com as representantes da Comissão Organizadora da Feira Cultural do GH, para pensarem juntos estratégias de fortalecimento da iniciativa. Também esteve representada no evento a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

 

Dentre o público presente, muitos manifestaram interesse em dar continuidade às ações do Fórum de Economia Solidária de forma permanente no município. Em especial, foram sugeridos como próximos passos a análise das duas leis de fomento aprovadas em Ribeirão Preto e a reflexão sobre maneiras de se adequar e avançar com a temática da economia solidária em Sertãozinho, associando-a à educação, à cultura e ao desenvolvimento social.

 

Please reload