Na ocasião, a equipe do Instituto Terroá teve a oportunidade de dar continuidade aos projetos em parceria com a Amazonbai, em especial o apoio ao processo e à manutenção das certificações. 

 

Nos dias 28 e 29 de janeiro, seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19, o Instituto Terroá esteve presente na 6ª Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Amazonbai, na comunidade do Arraiol, Bailique-AP.

O encontro teve como objetivo apresentar aos produtores e parceiros presentes, dentre eles o Instituto Terroá, a Prestação de Contas de 2021 e também aprovar o Planejamento Estratégico para 2021-2031, a Política de Salvaguarda e o Plano Safra da Cooperativa para 2022.

Na ocasião, a equipe do Instituto Terroá teve a oportunidade de dar continuidade aos projetos em parceria com a Amazonbai, em especial o apoio ao processo e à manutenção das certificações.

A assistente de projetos do Instituto Terroá Ana Lídia Salmazo destaca a importância da assembleia para a cooperativa, principalmente em relação às certificações: “A assembleia é um momento importante para a Amazonbai e é o espaço onde podemos tratar de vários pontos sensíveis que precisavam ser discutidos coletivamente para a próxima auditoria FSC®. Ainda, temas importantes como a questão de controle de safra foram discutidos e deliberados junto aos produtores”.

O Terroá participou com três pautas importantes para a certificação. Apresentou a atualização da norma FSC® de grupo de manejo florestal, mediou o debate sobre atributos de alto valor de conservação (AAVCs) junto aos cooperados e apresentou os avanços no monitoramento digital que está sendo implementado.

Para Amiraldo Picanço, presidente da Amazonbai,  a presença dos parceiros em momentos como a assembleia é fundamental para a cooperativa: “Os parceiros estão sempre presentes de alguma forma e são responsáveis, por meio de diversos projetos,  por contribuir com a implementação de políticas públicas nos territórios, com o desenvolvimento das cadeias produtivas e com a manutenção das certificações FSC®”.

Ainda segundo o presidente da Amazonbai, a expectativa da cooperativa para os próximos anos é a de “colher os frutos”: “Nossa expectativa é a de que a Amazonbai  possa começar a colher os frutos da venda do açaí, dar um retorno financeiro para nossos cooperados”.

O Instituto Terroá tem apoiado a cooperativa Amazonbai em diferentes frentes desde 2017, principalmente em processos de certificação, por meio da elaboração e implementação do Sistema Integrado de Certificações, oferecendo apoio técnico, treinamento para os produtores e articulação junto às certificadoras. Para o Terroá, a expectativa para os próximos anos é a de que a Amazonbai continue crescendo e possa manter as certificações já acessadas.

 

Fotos: Adriano Vannini

Compartilhar: