A iniciativa promove o desenvolvimento territorial sustentável em Associação no Sertão de Itamambuca

Realizado pelo Instituto Terroá em parceria com a Petrobras, o projeto Quilombo Sustentável objetiva promover o desenvolvimento territorial sustentável no território da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Comunidade do Sertão do Itamambuca (ARQCSI) em Ubatuba – SP, na bacia hidrográfica do Rio Itamambuca. 

Por meio de estratégias de desenvolvimento econômico sustentável, como a implementação e a expansão de sistemas agroflorestais (SAF), implantação de sistema de aquacultura multitrófica (produção de pescado) e viveiro de mudas, cozinha comunitária e expansão do turismo de base comunitária (TBC), pretende-se ampliar as possibilidades de inclusão produtiva e geração de renda de mulheres, homens e jovens do território, bem como multiplicar tais possibilidades com capacitações e eventos para outras comunidades tradicionais da região.

Para além do componente econômico, objetiva-se ampliar a maturidade da gestão da associação em suas múltiplas dimensões: liderança participativa e trabalho em equipe, gestão administrativo-financeira, manejo e produção, captação de recursos, engajamento de associados, articulações com parceiros e demais atores, formação de jovens e gestão sustentável do território. O componente ambiental também se apresenta de forma essencial e intrínseca ao projeto, já que as atividades de SAF, aquacultura, cozinha comunitária e TBC preveem tanto a conservação da diversidade biológica quanto uma gestão eficiente de resíduos e efluentes, práticas que se pretende expandir para todas as famílias do território, com oficinas e campanhas de educação ambiental que se multiplicam a partir dos mais jovens. Uma das premissas centrais do projeto são as trocas intergeracionais: o resgate da cultura tradicional do quilombo, das suas práticas sustentáveis e sua conexão com a terra, agora potencializados pela força da juventude bem como das assessorias e capacitações em gestão técnica, produtiva, humana e sustentável.

 Ampliar a qualidade de vida, a renda e as possibilidades de uma vivência sustentável integrada à terra e ao rio Itamambuca são os alvos que se multiplicam nesse piloto, já que os visitantes e turistas, bem como de outras comunidades tradicionais da região, poderão vivenciar experiências, eventos e capacitações para que os exemplos de SAF, TBC, educação ambiental e gestão sustentável do território possam ser ampliados a partir da sinergia com os demais atores regionais.


Como tudo começou

Em 2019, por meio do edital do Fundo Socioambiental CASA Ecossistemas Pessoas, relativo à conservação da água e fortalecimento de comunidades de base, a Associação dos Remanescentes do Quilombo da Comunidade do Sertão do Itamambuca (ARQCSI), em parceria com o Instituto Terroá, desenvolveu um projeto que teve como objetivo principal realizar um diagnóstico participativo, nas dimensões social, econômica e ambiental do território.

Nesse momento foram feitas diversas oficinas envolvendo o resgate histórico da comunidade, diagnóstico do momento atual e os sonhos da comunidade para o futuro.

Esses sonhos da comunidade foram apontados nessas oficinas e consolidados no projeto que foi redigido e inscrito no Edital Petrobras Socioambiental.


Nasce o Quilombo Sustentável
O projeto iniciou suas atividades em janeiro de 2023 e terá a duração de 2 anos. A equipe envolvida tem como perspectiva que ele seja construído e realizado de forma participativa com a comunidade e articulado com as instituições públicas e da sociedade civil no território. Assim, entende como fundamental o diálogo e construção de parcerias com os diversos atores locais, bem como a articulação com as políticas públicas e regulações ambientais para esse território.

Nesse sentido, no mês de janeiro aconteceram três momentos importantes para o andamento do projeto em colaboração com a comunidade.

 

– Reunião de abertura do projeto com a comunidade

Foi um momento muito bonito, onde um grande número de comunitários esteve presente em uma reunião de apresentação do projeto, da equipe do Instituto Terroá e dos eixos que serão trabalhados ao longo dos 2 anos de projeto. Houve uma dinâmica para que os comunitários apontassem em quais eixos (Grupo de trabalho) eles gostariam de se envolver. São eles: Comunicação e gestão da associação; Produção (roça, pescado e viveiro de mudas); TBC (Turismo de base comunitária); Sede, cozinha comunitária e eventos; Educação Ambiental.

Foi também um momento de celebração pela conquista deste projeto em parceria com a Petrobrás, que traz um grande aporte financeiro e viabiliza a realização de muitos sonhos da comunidade.

 

– Mutirão de limpeza e organização do espaço da sede

Os comunitários organizaram um mutirão para limpeza e organização do terreno onde está sendo construída a sede da Associação, para, na semana seguinte, receber os materiais necessários para dar continuidade à construção.

Foi um momento de muito engajamento, trabalho cooperativo e alegria por parte de todos.

 

– Reunião de planejamento com a comunidade

Os 5 Grupos de Trabalho foram divididos e foi realizado o alinhamento e planejamento do que será trabalhado por cada grupo de trabalho, qual o cronograma de atividades e a governança de cada grupo.

Neste dia, os comunitários promoveram também um lanche comunitário e o grupo de samba de roda das mulheres da comunidade, chamado “Pé no chão” fez uma apresentação.


Além de todos os encaminhamentos e ações realizadas nesse primeiro mês do projeto, a importância dos encontros se deu nos momentos de construção de vínculos, pactuação das atividades e responsabilidades do projeto e celebração.

 

Compartilhar: