Na última segunda-feira (28/06), a Câmara Municipal de Matão (SP) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) que institui o Parlamento Jovem no município. O projeto foi baseado nas propostas de políticas públicas entregues, ainda em 2020, pelos jovens matonenses participantes do projeto “Qual Sua Responsa?”, uma iniciativa do Instituto Terroá em parceria com o Instituto Votorantim e a Citrosuco.

Inspirados na atuação do Parlamento Jovem da cidade de Araraquara (SP), cidade vizinha de Matão, os jovens matonenses participantes da edição do ano passado do “Qual Sua Responsa” se organizaram, voluntária e organicamente, para estudar a possibilidade da abertura de um Parlamento Jovem no município. Durante o Festival da Democracia, evento online realizado pelo Instituto Terroá entre agosto e setembro de 2020 para marcar o encerramento da primeira fase do projeto, os jovens apresentaram aos pré-candidatos e pré-candidatas à Câmara de Matão diversas propostas de políticas públicas, dentre elas a de abertura do Parlamento Jovem.

Neste ano, a convite da presidente da Câmara, Ana Mondini, as juventudes matonenses tiveram a oportunidade de escrever, de forma colaborativa e junto aos educadores do Instituto Terroá, o projeto submetido à apreciação do Legislativo municipal.

Enquanto ocorria a votação do Projeto de Lei, Flávio Preto, educador do Instituto Terroá, conduziu uma live de cobertura do evento junto ao cientista político Vitor Gandin e aos jovens participantes do “Qual Sua Responsa” José Gabriel e Rafaela Bozelli, que comentaram o desenvolvimento da votação.

Presencialmente na Câmara de Matão estavam o educador Murillo Pinotti e a jovem matonense Mariana Marquioni da Rocha, que discursaram na tribuna livre em defesa do PL. Sobre a sua participação na Câmara, Murillo destaca a relevância da presença da sociedade civil em espaços de decisão do município: “Foi uma sensação ímpar, muito histórica, porque quase ninguém usa a tribuna livre de Matão, da sociedade civil, da população, e nós usamos, até em um momento de pandemia, com toda a segurança, com uso de máscaras e sem aglomeração”.

Já a jovem matonense Mariana Marquioni da Rocha destaca, em sua participação, a sensação de poder ocupar esse espaço de decisão e ser ouvida pelos representantes do Legislativo da cidade: “A sensação de estar ali foi inexplicável, é uma sensação muito boa, mas de muita responsabilidade. Estávamos ali representando um projeto de mais de um ano, que iria ser votado e estava em pauta naquele momento. Participar da tribuna livre foi excelente, uma vez que ali nós não estávamos mais sendo representados, mas representando a nossa causa, que era a votação do Parlamento Jovem e da Escola do Legislativo, e mostrando essa participação popular, para além dos representantes que estavam lá na Câmara. Foi sensacional ver que tem mecanismos para participar e ter a sua voz ouvida diretamente pelo âmbito legislativo e ver que isso refletiu positivamente na hora da votação”.

O PL que institui o Parlamento Jovem em Matão foi aprovado por unanimidade na sessão de votação. Os vereadores e a vereadora presentes manifestaram-se, todos, favoravelmente à iniciativa, enaltecendo a relevância do projeto para as juventudes do município. 

Nesse sentido, Murillo ressalta que “esse é um marco na história recente da política de Matão, porque nunca teve nada parecido no município. O Parlamento Jovem vai proporcionar um espaço de participação muito grande para as diferentes juventudes matonenses no processo político do Poder Legislativo da cidade”.

Acesse o canal do Instituto Terroá no YouTube e confira, na íntegra, como foi a votação do Projeto de Lei para a abertura do Parlamento Jovem em Matão: https://www.youtube.com/watch?v=_ozJ03GiDaM


Próximos passos do “Qual Sua Responsa”

A segunda fase do projeto “Qual Sua Responsa” no município de Matão teve início em maio, e nos próximos meses começam as atividades nos municípios de Itapecerica da Serra (SP), São Félix (BA), Simões (PI), Betânia do Piauí (PI) e Curral Novo (PI). Os encontros online acontecem semanalmente, contando com ações colaborativas em atividades de acolhimento, oficinas e debates liderados por agentes locais. A intenção do projeto é a de não apenas ampliar a consciência cidadã e fomentar a participação ativa dos jovens na sociedade, mas também conscientizar, produzir conhecimento e promover práticas que dialoguem com a cultura democrática, oferecendo ferramentas para que as juventudes fortaleçam-se como atores políticos decisivos em seus territórios.

 

 

Compartilhar: