O Parlamento Jovem de Matão é uma iniciativa que visa estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente, do Legislativo e a importância da participação política e social.

Essas atividades também fortalecem o Legislativo municipal e incentiva o envolvimento da Câmara Municipal em atividades de educação para a cidadania e a política, proporcionando espaços de vivência e participação da juventude na política e levando-a a se interessar cada vez mais pela agenda sociopolítica do município e pela participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Nesse sentido, na manhã do dia 26 de julho, a juventude do Parlamento Jovem (PJ) de Matão compareceu à Prefeitura de Matão para conhecer o gabinete do prefeito e realizar um tour pela cidade.

Em um primeiro momento, os jovens parlamentares conheceram o Prefeito Cido Ferrari e sua equipe de Secretários e Secretárias. Na sequência, tomaram café com o Prefeito e visitaram o gabinete. Nessa oportunidade, os e as jovens também puderam conversar com o prefeito e conhecer um pouco sobre sua trajetória política.

Após as apresentações, os e as parlamentares iniciaram o tour pela cidade. O ônibus, assim como a Prefeitura e os locais visitados, foram escolhidos e/ou adaptados para que a juventude parlamentar pudesse participar. Essa escolha, motivada por uma das jovens parlamentares, impulsionou o prefeito e demais funcionários da Prefeitura a repensarem a estrutura do prédio a fim de torná-lo mais acessível.

A primeira parada foi na Escola Municipal Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU), onde a equipe do PJ pôde conhecer as instalações da Escola e do centro poliesportivo, conversar com a diretora e debater sobre educação, esporte e obras públicas.

A segunda parada foi no CEU das Artes, no bairro Portal Terra da Cidade. Nesta ocasião, os e as parlamentares do PJ puderam debater sobre cultura, além de conhecer o CEU das Artes, o CRAS e a quadra poliesportiva.

A última parada foi na sede do Projeto Pequeno Cidadão, na Vila Pereira. Nesta oportunidade, a juventude pôde debater sobre o projeto com o prefeito e os secretários.

“A todo momento, os e as jovens parlamentares se envolviam no debate e faziam perguntas ao prefeito e aos secretários. A juventude realmente se engajou e participou de todos os momentos do tour pela cidade. O prefeito e os secretários estavam superabertos aos questionários, inclusive às perguntas mais críticas. Tudo foi respondido com muita calma e atenção pela gestão pública”, conta o educador do Instituto Terroá Murillo Pinotti, que acompanhou os jovens ao longo do tour.

Após a última parada, a juventude do PJ continuou o tour de volta à Prefeitura. Ao longo do caminho, pôde passar por algumas obras públicas da cidade. Enquanto isso, o Prefeito pôde explicar aos jovens o funcionamento dos processos de licitação, obras públicas e orçamento público.

“A visita foi preparada com muito carinho pelo pessoal da Prefeitura e os jovens foram tratados como autoridade mesmo, perguntando e dando espaço para eles e elas falarem. A juventude parlamentar também aproveitou muito. Eles e elas puderam tirar muitas dúvidas e aprofundar seus projetos de lei. Toda essa experiência foi fundamental para a juventude conseguir aliar a teoria a prática, entendendo como funciona o funcionamento da Prefeitura e do orçamento público”, complementa Murillo.

Confira, a baixo, alguns registros do tour realizado pela juventude do Parlamento Jovem de Matão:

O Parlamento Jovem é fruto das ações da juventude matonense junto ao projeto “Qual Sua Responsa” – uma iniciativa do Instituto Terroá desenvolvida no município de Matão-SP, desde 2020, com o apoio do Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, com fomento da Citrosuco.

Siga o @qualsuareponsa no Instagram e no Facebook e saiba mais sobre o projeto e o Festival da Democracia.

Acompanhe as redes sociais do Instituto Terroá (FacebookInstagram LinkedIn) e conheça mais sobre a nossa atuação.

 

Compartilhar: