Projeto do Parlamento Jovem de Matão, cidade do norte de São Paulo, é um dos dois selecionados entre cinco mil inscritos de 150 países.

Iniciativa brasileira é finalista do Prêmio de Ação ODS da ONU

O projeto do Parlamento Jovem (PJ de Matão),  é finalista do UN SDG Action Awards, o Prêmio de Ação ODS da ONU. A premiação, considerada o Oscar dos ODS, será entregue no dia 24 de julho, em Roma, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O projeto brasileiro é o primeiro do país a chegar às finais da premiação que, este ano, reuniu cinco mil projetos de 150 países. A iniciativa foi desenvolvida por diversas organizações locais a partir da realização do Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, com implementação do Instituto Terroá.

Desde 2021, o Parlamento Jovem (PJ) de Matão reúne jovens entre 12 e 18 anos escolhidos de forma representativa nas escolas e outros espaços educacionais para compor o parlamento na Câmara Municipal da cidade, também parceiro do projeto. Durante o mandato, eles são introduzidos a atividades de aprendizado sobre a gestão municipal, tomada de decisões públicas democráticas, valorização da ciência e combate à desinformação. E os aprendizados são mútuos: ao mesmo tempo que os jovens são preparados para o exercício da cidadania, também prepara as instituições para a escuta ativa da juventude. 

“Para mim, isso me mudou demais, demais mesmo! Os meus olhos abriram de uma forma imensa. Participar desses espaços me ajudou a entender a importância que temos enquanto jovens na política local”, afirma Tamara Santos, 16 anos, vereadora jovem em 2022.

Desde o início da iniciativa em Matão, 13 Projetos de Lei elaborados pelos jovens já são políticas públicas e estão em execução. Entre as leis já aprovadas pelo município estão a implantação de aulas sobre a cultura afro-brasileira nas escolas, implantação de hortas nas escolas e revitalização do centro cultural esportivo, com investimento de R$118 mil. Foi ainda formada uma rede de 30 organizações municipais em prol dos direitos das juventudes.

O Parlamento Jovem é atualmente institucionalizado pela Câmara Municipal de Vereadores, que agora dá sequência nas ações, uma conquista importante para o legado e a continuidade da iniciativa. Este legado da institucionalização é um dos objetivos do Programa Cidadania, que é a iniciativa responsável pela implementação do programa.  

O Programa Cidadania, criado pelo Instituto Votorantim em 2018, tem como objetivo fortalecer a cultura democrática brasileira a partir do protagonismo cidadão. Em Matão foi realizado em parceria com a Citrosuco, empresa do portfólio da Votorantim. “O Programa constrói legado por meio da formação da geração de cidadãos ativos. A juventude consegue de fato influenciar a dinâmica municipal, em espaços institucionais e criar leis que geram benefícios coletivos e perenes em suas comunidades.”, destaca Thamara Coelho Pedroso, analista de projetos sociais do Instituto Votorantim. Atualmente, o Programa Cidadania está sendo implementada em mais 10 municípios brasileiros de diferentes regiões do país.Luís Fernando Iozzi, diretor de projetos do Instituto Terroá explica os resultados expressivos:  “Projetos de Câmaras e Parlamentos jovens não são exatamente uma novidade, existem em vários lugares, o que acrescentamos aqui é um método que, de fato, busca tocar em temas como representatividade e promover inovação política. A juventude é convidada a trazer novidades para a política e não reproduzir as práticas antigas. Nosso papel, e de todas as organizações parceiras, tem sido criar um ambiente fértil para uma cidadania ativa e criativa”.

Sobre o Prêmio

O UN SDG Action Awards 2023 tem como objetivo encontrar e premiar iniciativas e pessoas que promovem mudanças ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODS. Realizado anualmente, o prêmio recebeu mais de 5 mil inscrições e indicações de mais de 150 países. A cerimônia de premiação deste ano acontece durante o Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU +2, na sede da FAO, em Roma, com transmissão ao vivo.

 

 

 

Compartilhar: