Entre os dias 11 e 20 de agosto, a equipe do Instituto Terroá apoiou e facilitou a realização de sete oficinas sobre democracia, escolas democráticas e o Parlamento Jovem para a juventude do Município de Matão – SP.  As oficinas foram requisitadas por 7 das 11 organizações inscritas para compor o Parlamento e foram construídas de forma colaborativa entre os educadores do Instituto Terroá e os jovens matonenses.

As organizações que solicitaram as oficinas foram a Escola Municipal Pref.º Celso de Barros Perche (CAJU), a Escola Municipal Antônio Carlos Manzini, a Escola Estadual Prof.ª Helena Borsetti, a Escola Estadual José Inocêncio da Costa, a Escola Estadual Jardim Buscardi, o Interact e o Projeto Pescar. Ao todo, as oficinas contaram com a participação de mais de 200 jovens.

De acordo com Murillo Pinotti, educador do Instituto Terroá e articulador do projeto, o objetivo das oficinas foi levar as discussões do Parlamento Jovem para as juventudes, antes do início dos encontros entre os representantes que formarão a comissão oficial.  “O objetivo é que cada fase do Parlamento Jovem se torne um processo pedagógico para as pessoas que participam ou irão participar”, comenta Murillo.

Ao longo das oficinas foram discutidas temáticas sobre o Parlamento Jovem, a apresentação da comissão, a votação e escolha dos representantes, a apresentação do projeto e a importância do engajamento da juventude – a partir de uma metodologia “de jovem para jovem” desenvolvida pelos jovens junto aos educadores do Instituto Terroá, com uma linguagem acessível, descontraída e próxima da juventude.

“Nas oficinas, nós utilizamos vídeos, poemas, debates e outras atividades para aproximar os jovens dos conteúdos abordados. Explicamos o funcionamento do processo de votação, o que é mandato coletivo e tudo o que eles precisavam saber para atuar junto às Escolas”, complementa Murillo.

Para a jovem Rafaela Bozelli, membro da comissão e participante das oficinas, as oficinas marcaram o primeiro contato dos educadores do Instituto Terroá e da comissão com os jovens  interessados em integrar o Parlamento Jovem em Matão. Ela conta que a experiência foi incrível para conhecer essa juventude e para identificar o quanto ela está interessada e engajada ela com o projeto: “Muitas pessoas têm o costume de dizer que os jovens não possuem interesse na política, mas vimos durante esse período que essa não é uma realidade de Matão, porque as mais variadas juventudes estavam conosco e percebemos em todas elas a vontade de participar da política da cidade. Além disso, foi uma ótima forma de inserir e informar a comunidade sobre o desenvolvimento do projeto”, salienta Rafaela.

Mariana Marquioni Rocha conta um pouco da sua experiência enquanto participante da comissão e das oficinas, “a gente percebeu que os jovens têm muita necessidade de serem escutados e terem suas dúvidas sobre legislação solucionadas. Por outro lado, percebemos também que muitos já possuíam conhecimento sobre diversidade, cidadania e democracia e já tinham em si essa vontade de fazer as coisas acontecerem”.

Sobre a participação e engajamento dos jovens nas oficinas, Mariana comenta que todas as oficinas foram muito boas e tiveram a participação de muitos jovens, “alguns jovens são mais comunicativos, eles  já abriam a câmera e já interagiam, e outros mais quietinhos, que mandavam as dúvidas só no chat. Mas isso é normal. De maneira geral, muitos participaram e fizeram muitas perguntas. Essa troca de ideias e essa percepção das necessidades dos jovens foi essencial para a construção do projeto como um todo”.


Próximos passos

Nesta sexta-feira (10), às 19h, os jovens vereadores eleitos nas oficinas serão empossados e diplomados em uma sessão solene que contará com a presença de autoridades de Matão e região. O projeto “Qual sua Responsa?” fará a cobertura da sessão em uma live, com comentários em tempo real. A mediação será do educador do Terroá Flávio Rodrigues (Preto), do cientista político Victor Gandin e das jovens da comissão, Rafaela Bozelli e Mariana Rocha. 

Para acompanhar a live, acesse:https://www.youtube.com/watch?v=aphTGHRRLLk

Após a sessão, começarão, de fato, as atividades formativas do Parlamento Jovem. Os encontros formativos serão coordenados pelo educador do Terroá Murillo Pinotti e pela comissão de jovens que participam do projeto desde o ano passado – turma idealizadora do Parlamento Jovem em Matão.


“Qual sua responsa?”

O projeto “Qual sua responsa?” é uma iniciativa do Instituto Terroá desenvolvida no município de Matão-SP, desde 2020, com o apoio e o financiamento da Citrosuco e do Instituto Votorantim. Este ano, o projeto estende-se também para os municípios de Itapecerica da Serra – SP, Simões – PI e São Félix – BA.

Siga @qualsuareponsa no Instagram e no Facebook e saiba mais sobre o projeto. Acompanhe as redes sociais do Instituto Terroá (Facebook, Instagram e LinkedIn) e conheça mais sobre a nossa atuação.

 

Compartilhar: