Aliança Guaraná de Maués inicia o planejamento estratégico 

Em Maués (AM), existe um grupo de pessoas e organizações muito interessadas em uma mobilização para fortalecer o desenvolvimento territorial sustentável: é a Aliança Guaraná de Maués.
E esse desejo está ganhando cada vez mais força!

Uma das grandes vitórias deste ano para nós, do Instituto Terroá,  foi a de sermos selecionados para implementar este projeto apoiado pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Ambev em parceria com a USAID/Brasil, Aliança Bioversity & CIAT e Guaraná Antarctica.

Além de fortalecer a cadeia produtiva do guaraná, o turismo, o artesanato e a agricultura familiar em Maués, temos como objetivo a valorização da identidade e da cultura das comunidades tradicionais  e a conservação da biodiversidade, pontos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do território.

O primeiro momento do projeto, que aconteceu em novembro, foi um diálogo com as comunidades, o poder público e empresas para as atividades de diagnóstico territorial que darão suporte ao projeto e aos parceiros.

 

Evento foi um grande sucesso

Dando continuidade ao processo, no último final de semana, Maués foi sede do evento “AGM de Todos Nós”, que marcou a retomada da Aliança Guaraná de Maués e o início do planejamento estratégico, que já tem o compromisso de ser construído até abril de 2024. Inclusive já foram definidas datas para continuar essa construção em oficina de Planejamento Estratégico, prevista para acontecer no final de fevereiro.

Durante os dias 16 e 17 de dezembro, mais de 70 pessoas, incluindo representantes de mais de 15 comunidades rurais e urbanas, cooperativas, sindicatos, jovens, indígenas, líderes culturais e produtores de todo o município se reuniram no Museu do Homem. 

Ter representantes desses parceiros no evento foi muito importante, pois reforça a parceria histórica em prol de Maués.

Destaques da programação

Além de feirinha com atividades culturais e venda de produtos locais, vários momentos de integração e celebração, o evento contou com oficinas e mesas de diálogo. Confira os temas:

– Rio do Tempo: Construção colaborativa da Linha do Tempo da AGM, refletindo sobre marcos alcançados, desafios superados e contribuições para o desenvolvimento territorial.


– Mesa de diálogos sobre Concepção de Redes: apresentação do Fórum do Médio Juruá, do Instituto Terroá e da Secretaria do Meio Ambiente, abordando redes multiatores, governanças e práticas de desenvolvimento territorial.

–  Cocriação do futuro da AGM, focando nos desafios e oportunidades no panorama atual do município

– Diálogo coletivo sobre como a AGM poderá se organizar no cotidiano, bem como a definição dos próximos passos dessa construção de Planejamento Estratégico


Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a cada pessoa e organização que está ajudando a co-criar os rumos da rede no caminho da sustentabilidade.

Convidamos a todos a acompanharem os próximos passos dessa jornada!

Compartilhar: