Cada uma à sua maneira, as frentes vêm promovendo o desenvolvimento sustentável através da nossa metodologia Terrarium.

Em Ribeirão Preto, um projeto avança a partir da nossa  parceria com a Secretaria de Águas e Esgotos de Ribeirão Preto – SAERP e a Caixa Econômica Federal.
A nossa proposta é trabalhar o desenvolvimento territorial em parte da região Norte, considerando 3 eixos norteadores do trabalho técnico social para as ações.

Após 1 ano de atuação, as frentes apresentam desafios e caminhos distintos, mas todas continuam seguindo a  metodologia Terrarium – 7 passos para o Desenvolvimento Territorial.

O primeiro momento de nossa metodologia tratou do diagnóstico, ou “conhecer o terreno”, onde buscamos conhecer o território, suas necessidades e potencialidades, com respeito a legitimidade local, mas, em se tratando de um projeto com necessidade de implantação rápida, também tivemos em mente o preparo do terreno para as ações que nasceriam desse contato inicial, já entrando no segundo passo de “preparar o solo”. 

A partir do diagnóstico participativo realizado no território de atuação, com representantes de organizações públicas e da sociedade civil,  a equipe do projeto identificou alguns temas que poderiam ser trabalhados e foram cocriadas estratégias de desenvolvimento.

Frente de Educação Ambiental

A horta comunitária traz impactos importantes nas vivências de educação ambiental  para as crianças e professores da escola onde está localizada (mais de 200 crianças com seus professores e famílias). Além disso, oferece a possibilidade de trabalhar com a comunidade de moradores temas relacionados à agroecologia urbana: produção de alimentos de forma sustentável, integrando diversidade de espécies.
Tem como um de seus desafios atuais a manutenção e engajamento do grupo gestor do espaço para continuidade das ações em longo prazo, algo que o Terroá busca trabalhar com metodologias de mobilização comunitária como a Régua do Desenvolvimento Territorial Sustentável. 

 

Frente de Gênero e Renda

Esta equipe vem atuando junto a grupos de mulheres em diferentes pontos do território, com formações coletivas e mentorias individuais, sendo que cerca de 50 participaram de alguma de suas atividades.
Atualmente, tem como um de seus objetivos a consolidação de um grupo organizado e estruturado, em linha com o que o Terroá aborda, por exemplo, em sua metodologia Co-Labora.

 

Frente de Mobilização Comunitária com a Juventude

Já os jovens estão trabalhando em parceria entre dois grêmios de escolas no território, procurando construir autonomia em suas atuações enquanto grupo, ao mesmo tempo que buscam atuar de maneira articulada com outros espaços de juventude para fomentar acessos e direitos da juventude, como a cultura, a participação social cidadã e a formação profissional.
Os próximos objetivos incluem a continuidade das ações com o grupo atual e expansão das ações para outros grupos. No âmbito da juventude, o Terroá traz soluções como Escola de Cidadania Criativa e Abra Politicadabra, promovendo engajamento em um processo de construção de cidadania.

Análise geral e próximos passos

Podemos perceber que as frentes agora se encontram com desafios distintos e diferentes ferramentas à disposição, mas que nossa metodologia continua sendo altamente eficaz para analisar a evolução dos processos. 

De maneira geral, entendemos que essas frentes se encontram na mesma fase da metodologia Terrarium, entre o passo 4 (plantar sementes) e o 5 (cultivar um sistema saudável), um processo dinâmico de escolhas e avaliações dos processos e resultados, para que possamos chegar até as fases finais do processo, com celebração e polinização das ações em outros territórios e projetos. 

 

Sobre a nossa metodologia
A nossa experiência em promover o desenvolvimento sustentável de territórios nos levou a criar uma metodologia própria: o Terrarium.

Não se trata de uma receita pronta, mas sim passos que podem ser seguidos, orientados por princípios e métodos, que ajudam uma comunidade ou grupo de pessoas a provocarem mudanças e transformações positivas em seu local de identidade e pertencimento.

 

Terrarium – 7 passos para o Desenvolvimento Territorial.

  1. Conhecer o terreno: diagnósticos participativos
  2. Preparar o solo: engajamento e mobilização dos atores
  3. Escolher as sementes: sonhos, cocriação e planejamento coletivo
  4. Plantar as sementes: implementação de estratégias de desenvolvimento
  5. Cultivar um sistema saudável: incubação e monitoria de iniciativas duradouras
  6. Fortalecer as raízes e celebrar a colheita: autonomia e legado
  7. Replantar e polinizar: avaliação, planejamento da continuidade e a disseminação/replicação

 

Assim, compartilhando sinergias, mas respeitando as diferenças, a abordagem de desenvolvimento territorial permite que seja adaptada aos objetivos e caminhos de maneira dinâmica.

Compartilhar: