Como atender a alta demanda do mercado por açaí mantendo a floresta em pé?
Propor as melhores soluções para esse desafio é o grande objetivo do Caderno de Recomendações para a Cadeia de Valor do Açaí, uma publicação lançada na semana passada pela rede Diálogos Pró-Açaí, com a realização do Instituto Terroá

“A produção do açaí, na contramão do monocultivo, é em sua grande parte agroextrativista. Esse caderno traz recomendações para mantermos a produção do açaí na floresta, com sustentabilidade, agregando valor no mercado nacional e internacional, gerando emprego e renda a partir da conservação”, explica Renata Guerreiro, coordenadora de projetos do Instituto Terroá.

Confira aqui o webinar de lançamento do Caderno.

 

 Mercado do açaí

A cadeia produtiva do açaí, em 2022, produziu mais de 1,5 milhão de toneladas do fruto, o que movimentou mais de R$ 6 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 


Como foi construído 

Resultado da sistematização de anos de estudos, o Caderno traz orientações para diferentes públicos envolvidos na cadeia de valor do açaí com o objetivo de apresentar os principais temas e recomendações relacionados ao setor a partir de abordagens com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Durante o processo de construção, foram consultados estudos e documentos científicos de maior destaque sobre as temáticas abordadas na publicação. O resultado foi um caderno dividido em temas e subtemas com 436 recomendações voltadas para os atores capazes de concretizar as ações com foco na sustentabilidade da cadeia de valor do açaí.

A publicação conta com a realização do Instituto Terroá e com o suporte do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, desenvolvido no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Temas abordados

O caderno engloba 9 temas fundamentais:

✔️Normas Regulatórias
👤Direitos Humanos
⚙️Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)
🌿Manejo Florestal Sustentável
🏭 Beneficiamento
💰Comercialização
🔃Organização Social
💡Pesquisa e Inovação
🤝🏼Articulação Intersetorial

Ações propostas

No material, são recomendadas ações para cada um dos agentes com foco na sustentabilidade da cadeia de valor do açaí, buscando uma abordagem integrada e abrangente. 

Empreendimentos comunitários tradicionais, agroextrativistas e artesanais, setor privado, governo, universidades e centros de pesquisa, além de organizações da sociedade civil, são o público-alvo do material, que traz ações indispensáveis para o êxito de práticas como: manejo, cumprimento de legislações sanitárias e industrialização, gestão do empreendimento, governança comunitária, questão fundiária, entre outras.

“O trabalho desenvolvido em cooperação pelo Diálogos Pró-Açaí, do qual resultam as recomendações apresentadas no Caderno, mostra como a transformação nas cadeias de valor da sociobiodiversidade devem passar por processos inclusivos, com foco em promover um desenvolvimento mais justo em todas as etapas produtivas”,ressalta Tatiana Balzon, diretora do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, da GIZ Brasil.

Desdobradas em outros 39 subtemas, as temáticas compõem uma abordagem integrada e abrangente, ligadas à uma colaboração estratégica entre diferentes atores. 

Sobre o Diálogos Pró-Açaí

A rede setorial multi-atores Diálogos Pró-Açaí foi criada em 2018 para promover debate qualificado em prol do fortalecimento e da sustentabilidade desta importante cadeia da sociobiodiversidade. A missão é conectar, engajar e mobilizar atores-chave em prol do fortalecimento e desenvolvimento justo e sustentável da cadeia de valor do açaí, por meio da construção conjunta de recomendações e agendas intersetoriais. A iniciativa se originou do projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), contando com o apoio de execução do
Atualmente, o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, parceria entre o MDA e a GIZ, apoia a iniciativa.
Visite o site da rede: https://www.dialogosproacai.org.br/

Atuação do Instituto Terroá

Por meio de uma equipe multidisciplinar, nosso instituto apoiou e facilitou processos participativos em busca de soluções integradas que promovem o desenvolvimento sustentável da cadeia do fruto, buscando envolver todos os diferentes agentes de transformação.

Acreditamos que apenas com a colaboração estratégica é possível criarmos um futuro sustentável para o açaí e fortalecer a sociobioeconomia da Amazônia.

Quer se aprofundar nos estudos?


A publicação está disponível na íntegra para você acessar na íntegra para você conhecer:  https://www.dialogosproacai.org.br/public/media/arquivos/1698667426-caderno_recomendaes_aa_2.pdf

 



Compartilhar: