Jornada Empreendedora em Manaus contemplou capital semente para 14 negócios

Mais do que financiar, o Programa Jovens Transformadores (PJT) é uma iniciativa que busca promover a transformação pessoal e coletiva de jovens, ampliando a inclusão produtiva da juventude com base na sustentabilidade, educação cidadã e empreendedorismo.

Em Manaus – AM, o programa está atuando com jovens migrantes ou em situação de refúgio, venezuelanos e haitianos e chegou a uma fase bem especial que é a de contemplar os projetos que mais se destacaram com o capital semente.

Ao todo, foram concedidos R$42 mil de investimento para dar um gás em 14 negócios de vários setores, que vão de serviço de eletricista a estilista. Entre os beneficiados, está Wellinton Quintero, dono do salão de beleza Studio W&E, que utilizou a quantia para adquirir um lavatório de cerâmica e uma cadeira hidráulica.
“Participar do projeto foi uma grande experiência. Durante o processo me ajudaram a dar um passo forte na minha jornada empreendedora e pessoal. Fiquei rodeado de pessoas inspiradoras que me fizeram crescer e me motivaram ainda mais. Amei ser respeitado pelo que sou, aprender mais e ter a oportunidade de viajar para adquirir mais conhecimento, era o que faltava para impulsionar o meu empreendimento”, explica Wellinton.

A Jornada Empreendedora em Manaus oferece um pacote de ações estratégicas pautadas no contexto da economia criativa e tem como propósito fortalecer o empreendedorismo da juventude migrante e/ou em situação de refúgio de Manaus, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, priorizando jovens LGBTQIA+, mulheres e população negra.  O programa não termina com a entrega do capital, os envolvidos vão continuar recebendo mentorias para que seus negócios sigam prosperando.

 

Para Rosângela Bentes, coordenadora do projeto, testemunhar a evolução desses jovens foi experiência gratificante. “Este projeto emerge com uma luz brilhante. Capacita jovens com recursos essenciais, permitindo que eles transformem sonhos em negócios prósperos, gere renda e reescrevam suas histórias de vida de maneira inspiradora e transformadora”, finaliza Rosângela.

 

Ao capacitar jovens para serem líderes e agentes de mudança em suas comunidades, o projeto amplia horizontes em Manaus, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de toda a sociedade.

A Iniciativa


Uma parceria entre o Programa Jovens Transformadores, do Instituto Terroá, com o Instituto Localiza, a Jornada Empreendedora para a Juventude Migrante de Manaus tem como proposta fortalecer e ampliar a capacidade de jovens para realização de seus projetos de vida.

O Programa Jovens Transformadores é reconhecido como uma tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil, e já beneficiou mais de mil jovens.

Compartilhar: