A experiência se tornará um filme sobre as ações com a juventude matonense.

O Prêmio PVE, entregue nesta quinta-feira (17), teve a participação de diferentes projetos e histórias que compõem o Programa de Valorização da Educação (PVE) do Instituto Votorantim. Com mais de 200 iniciativas inscritas, o júri observou as formas que as instituições encararam os desafios da educação durante a pandemia da COVID-19.

Devido às mudanças estruturais em decorrência da pandemia, o prêmio decidiu deixar de lado os indicadores educacionais para dar foco aos diferentes caminhos e jornadas que os secretários, técnicos, diretores, coordenadores, mobilizadores e jovens encararam para tornar possível a educação à distância.

Foram premiadas 15 iniciativas em três categorias diferentes: Experiências de Ensino, Relacionamento com as Famílias e Protagonismo Jovem. Cada experiência se tornará uma animação gráfica. O Instituto Terroá foi premiado na categoria Protagonismo Jovem, que considerou o engajamento dos estudantes nos desafios impostos pelas redes de ensino durante a COVID-19.  O projeto vencedor foi o “Qual Sua Responsa”, que utilizou como metodologia o Programa Jovens Transformadores, dentro do edital Lab Cidadania do Instituto Votorantim em parceria com a Citrosuco.

A experiência buscou aproximar a juventude matonense da construção da cultura democrática. Foram promovidos encontros formativos e oficinas com os jovens, fomentando ações protagonizadas por eles e o desenvolvimento da cidadania e da democracia.  Para o desenvolvimento do projeto, foi fundamental o contato com a rede de mobilização do PVE Matão e seus diferentes atores, como a Secretaria de Educação e do Projeto Pescar, que trouxeram a proximidade da juventude matonense com os educadores do Instituto Terroá.

A premiação foi apresentada pelo cantor, compositor e musicista Carlinhos Brown, contou com a presença dos diretores do Instituto Votorantim e do PVE, assim como os coordenadores e agentes locais.

Assista ao evento: https://www.youtube.com/watch?v=0-MxR7QzNH8

 

O Programa Jovens Transformadores

O projeto “Qual é sua responsa?” é uma iniciativa do Instituto Terroá, desenvolvida com o apoio da Citrosuco e do Instituto Votorantim. A proposta geral do projeto é o desenvolvimento da cidadania e da cultura democrática no Município de Matão. O projeto montou três grupos de jovens que estão aprendendo conceitos de democracia e cidadania a partir de suas vivências práticas da cidade.

O projeto, desenvolvido de fevereiro a novembro de 2020, em Matão, é um dos 5 realizados no país como experiência piloto e apoiados pelo Instituto Votorantim, com o desejo de que, no futuro, ele possa acontecer em escala nacional.

O projeto contou a participação de 50 jovens, em três grupos: “Arte, Cultura e Meio Ambiente”, “Lideranças Estudantis” e “Mulheres, Democracia e Pandemia”. Ao longo de 4 meses, os  jovens realizaram 14 encontros com debates, fóruns, consultas públicas e dinâmicas digitais. 

As atividades foram finalizadas como o Festival da Democracia, que contou com a apresentação de 8 jovens, 11 convidados externos, 12 horas de transmissão ao vivo, mais de  7 mil participantes virtuais, 3 documentos com  propostas de políticas públicas entregues a pré-candidatos e 7 parceiros institucionais, tudo em caráter 100% online, respeitando o isolamento e o distanciamento social.

“Eu gostaria que todos os jovens tivessem a experiência de participar do Programa Jovens Transformadores e pudessem se interessar pela política e pela democracia, porque no futuro, nós teremos que tomar a frente nessas decisões”, afirma Gabrielli Zara, participante do grupo “Mulheres, Democracia e Pandemia”.

O Instituto Terroá

O Instituto Terroá é uma associação fundada em 2015 com a missão de apoiar e facilitar processos participativos para criação de soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável, atuando por meio de projetos dentro de suas linhas de atuação, em diversos territórios do país.

Dessa forma, uma das principais linhas de atuação do Instituto Terroá é a formação de lideranças para o desenvolvimento sustentável. Nela, o Terroá desenvolve e aplica o Programa Jovens Transformadores, uma tecnologia social – que visa promover o protagonismo jovem, formar e capacitar agentes de transformação e facilitar o desenvolvimento da juventude em temáticas como empreendedorismo social, cidadania, sustentabilidade e competências socioemocionais.

Acesse nossas redes sociais:

Instagram Programa Jovens Transformadores:

www.instagram.com/programajovenstransformadores/

Facebook Programa Jovens Transformadores:

www.facebook.com/jovemtransformador

Compartilhar: