O Fórum de Juventudes e o Encerramento Cultural marcam a finalização do Programa Cidadania no Município

No dia 03 de dezembro, as juventudes matonenses participantes do Qual Sua Responsa se reuniram nas dependências do campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), grande parceiro da iniciativa, para a realização do primeiro encontro do Fórum de Juventudes em Matão-SP.

A programação do Fórum foi marcada por dois momentos: A roda de apresentações, que contou com a apresentação e contextualização dos objetivos e atribuições do Fórum e a fala do prefeito Cido Ferrari, em apoio a atuação, a inclusão e participação das juventudes na cidade, e as salas temáticas, coordenadas pelas comissões de jovens do Fórum.

As quatro salas temáticas tiveram como objetivo conduzir os participantes a refletirem e dialogarem sobre Diversidade, Inclusão, Profissionalização e Cidadania. Para isso, as comissões de jovens realizaram dinâmicas com os participantes do evento, inserindo-os em experiências e vivências que despertassem a reflexão sobre os temas propostos.

A sala temática sobre Diversidade propôs uma dinâmica em que os participantes ficavam vendados enquanto ouviam reproduções de falas machistas, sexistas e preconceituosas. A proposta da dinâmica era trazer uma reflexão sobre as consequências do preconceito e da falta de respeito à diversidade em vários espaços.

Já a sala temática sobre Inclusão propôs aos participantes uma experiência com o uso de uma cadeira de rodas. A vivência teve como objetivo gerar empatia e fazer com que os participantes se colocassem no lugar de uma pessoa com deficiência.

Como dinâmica, a sala temática sobre Profissionalização realizou um teatro reproduzindo as experiências dos jovens no processo de montagem de um currículo e na primeira entrevista de emprego.

A sala temática sobre Cidadania, por sua vez, propôs uma dinâmica para gerar reflexões sobre privilégios e a importância de políticas públicas para a redução de desigualdades. Na dinâmica, os participantes iam avançando espaços de acordo com os privilégios citados pelos jovens da comissão. Ao final da dinâmica, os participantes puderam visualizar a existência de uma disparidade de oportunidades, reconhecendo a necessidade de políticas públicas de inclusão e redução de desigualdades.

“As dinâmicas foram o momento de auge do Fórum. O público participante interagiu bastante com os jovens, que também foram protagonistas em todos os momentos”, comenta o representante do Instituto Terroá, Murillo Pinotti.

Após as vivências nas salas temáticas, ao final da tarde, o evento contou com a leitura de uma carta escrita pelos jovens da comissão anunciando o lançamento oficial do Fórum de Juventudes na cidade. A leitura foi feita pela jovem Beatriz, que destacou a importância da participação e protagonismo das juventudes para a construção e continuidade do Fórum nos próximos anos.

À noite, após o Fórum de Juventudes, os jovens e a população matonense puderam participar do Encerramento Cultural, no auditório da Casa da Cultura. O evento foi organizado pelos jovens, apoiados pela parceria entre a Prefeitura, o Departamento de Cultura, o Qual Sua Responsa e o Instituto Terroá.

Durante o Encerramento Cultural, todos puderam prestigiar o show da banda Vitrô D’Amelia (@vitro016) . Os jovens participantes do Qual Sua Responsa também encantaram os presentes com um Sarau de Poesias.

Além disso, o evento contou com falas dos representantes do Instituto Terroá sobre os resultados da iniciativa Qual Sua Responsa em Matão-SP e a continuidade das ações voltadas para a juventude  mesmo após a finalização da atuação da iniciativa na cidade.

O Encerramento Cultural marcou a finalização de três anos de atuação do Qual Sua Responsa no Município, deixando como legado o Parlamento Jovem, o Fórum das Juventudes e outros espaços de participação e inclusão da juventude nas tomadas de decisão.

Tanto o Parlamento Jovem quanto o Fórum de Juventudes são frutos das ações da juventude matonense junto ao projeto “Qual Sua Responsa” – uma iniciativa do Instituto Terroá desenvolvida no município de Matão-SP, desde 2020, com o apoio do Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, com fomento da Citrosuco.

Compartilhar: