Essa iniciativa visa promover a autonomia da cooperativa nos processos e na gestão da cadeia de valor do açaí

Em 2022, assumimos junto a Cooperativa dos Agroextrativistas do Arquipélago do Bailique e do Beira Amazonas (Amazonbai) o desafio de digitalizar alguns processos de coleta de dados da cooperativa. Até então, o processo de coleta era feito no papel, o que dificultava a sistematização, análise e tomada de decisão. Assim, no final de 2021 iniciamos, junto à cooperativa, o processo para tornar digital a coleta de dados de produção, de monitoramento das certificações, das entregas de açaí e da entrada do fruto na agroindústria. 

Desse modo, em 2022, desenvolvemos formulários digitais em uma plataforma acessível, que permite a coleta de dados offline (importante questão devido ao contexto das comunidades), com integração a um sistema automatizado, facilitando a visualização dos dados em um formato que favorece a tomada de decisão. Além disso, também construímos ferramentas, gráficos e tabelas automatizadas para a gestão do monitoramento da certificação, gestão da safra e gestão de ATER. 

Para capacitar e auxiliar os membros da cooperativa na implementação destas ferramentas, realizamos uma série de formações com os jovens responsáveis pelas coletas de dados, assim como com os funcionários da agroindústria. Também prestamos assistência técnica para a cooperativa como um todo.

Mesmo em implantação, resultados interessantes puderam ser obtidos, como a análise de risco da certificação por produtor, principais desafios dos produtores com relação às boas práticas de produção que podem ser trabalhados pelo ATER. Também há resultados com relação à safra: entrega de açaí por territórios, rastreabilidade, quantidade entregue por produtor, entre outros dados. 

Por fim, o ano de 2022 finalizou-se com a concretização de um Painel Digital, uma plataforma web de acesso da cooperativa, que permite com que todos os dados coletados de forma digital sejam visualizados em um formato simples, por gráficos e tabelas com atualização automática. Com isso, a cooperativa poderá tomar decisões de forma mais ágil, além de acompanhar os processos de forma contínua. 

A tecnologia foi lançada oficialmente durante a 7º Assembleia Geral Ordinária da Amazonbai, realizada nos dias 20 e 21 de janeiro de 2023, na comunidade do Arraiol, no Arquipélago do Bailique, em Macapá-AP.

O Painel Digital para monitoramento das certificações e dados de produção da cooperativa Amazonbai desenvolvido pelo Instituto Terroá (em parceria com a consultoria de tecnologia de informação RFV Consult) utiliza o ecossistema de componentes ODK (OpenDataKit), uma plataforma de software livre para coleta de dados baseada em dispositivos móveis (celulares e tablets).

Ao longo de 2023, continuaremos o processo de implementação, apoiando a cooperativa na coleta e análise dos dados, com o objetivo de que a cooperativa se torne cada vez mais autônoma em sua gestão e na cadeia do açaí.

 

Compartilhar: